Lei x Graça

domingo, 20 de março de 2011 0 comentários


Lei x Graça

Como diz um irmão meu: “A lei pede o que você não pode dar. E a graça lhe dá algo que você não merece.
Partindo deste pensamento vamos procurar abrir um pouco mais as nossas mentes para o que Deus colocou diante de nós depois da vinda do seu Filho até nós.

A lei foi estabelecida ao longo dos tempos, a “primeira lei” ou “mandamento” não comer da arvore da ciência do bem e do mal, que foi dado ao homem, era até bem simples se levando em consideração a quantidade de mandamentos que depois que o primeiro foi quebrado nos vieram. Um livro que nos da uma noção boa de lei é o Êxodos e Levítico que foram escritos por Moisés que continham diversas leis para o povo de Israel. Só que nós na condição de pecadores é complicado cumprir toda a lei estando claro na lei. Quando alguém cometia algum erro, antigamente as penas eram diversas, que ia desde de ficar imundo por uma quantidade de tempo até apedrejamento pelos membros da congregação e até desarraigamento de famílias inteiras por causa de uma transgressão muito grande. A justiça de Deus começa de casa, quando Israel andava conforme a natureza santa de Deus, eles ganhavam todas as guerras e iam bem em tudo, e os povos temia o Deus de Israel por que “Com mão forte e braço estendido os livros do Egito” e lhes deu uma terra que mana leite e mel para eles habitarem, expulsando desta terra diversas nações. Quem não se lembra quando Israel foi até a cidade de AI, e perdeu porque na peleja anterior um dos membros do exercito de Israel entrou na casa de um morador de Jericó e invés de queimar conforme o Senhor ordenou as coisas que lá haviam,  ele pegou e roubou para si os pertences, e desobedeceu a ordem direta do Senhor? E quando chegaram e AI eles perderam a peleja e então Josué que era o Líder da congregação no tempo foi ao Senhor perguntar o motivo da derrota, então Deus o respondeu: “Porque estás prostrado assim sobre o teu rosto ? Israel pecou, e até transgredirem o meu concerto que lhes tinha ordenado...” Josué 7: 10-11 a passagem completa fica em Josué 6, 7. Aparentemente é algo muito duro de Deus dizer, mais Deus é santo e não contempla pecado de modo algum, então exercia o Juízo para a correção daquela transgressão. Agora, se todo homem é pecador como poderemos então cumprir a lei ?

Eis que veio um homem chamado Amor que é maior que o pecado. Jesus veio para cumprir toda a lei, veio estabelecer a graça para nós, homens que não merecíamos de modo algum tal benignidade de Deus, mais a misericórdia de Deus é tamanha que Ele deu o seu Filho Amado por seus inimigos afim de resgata-los como amigos e os comprar por um preço justo, o sangue do cordeiro, que veio limpar toda e qualquer iniquidade do homem.

Vejam só a radicalidade de Deus, só porque um homem tinha descumprido uma ordem, transgredido um mandamento, toda a nação veio a perecer por causa do tal, e as coisas só melhoraram quando todos pegaram o tal e fizeram conforme o Senhor ordenara. Ou seja, por um único que desobedeceu todos pagaram, por um ato de desobediência entrou o pecado no mundo. Ai vem o Senhor envia o seu Filho, afim de cumprir toda a lei por nós, visto que nenhum homem tinha condição alguma de cumpri-la porque todos estavam extraviados, sujos, imundos, dai então o Senhor faz o que ninguém tinha feito, fará ou irá fazer, que é cumprir toda a lei sem transgredir em nada e assim como em AI Ele diz: Agora todo aquele que estiver com o meu Filho, obedecendo uma lei que está acima de toda a lei, esse também é cumpridor da mesma, não pelo tal e sim porque ele foi justificado por um inocente, e agora com apenas um Homem cumprindo toda a lei, somos salvos de uma condenação eterna. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundo a graça: Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso SenhorRomanos 5: 19- 21

O cumprimento da lei é amar, amar o enviado de Deus, e reconhece-lo como salvador, dai esta feito o cumprimento da lei. Porque aquele a quem você deu a sua vida, ele sim vai lhe justificar perante a lei, Jesus tem autoridade sobre todas as coisas, porque antes de Abraão ser Ele É. Venceu o pecado em pecado, se fez pecado mais não pecou, humilhou o pecado de todas as formas possíveis e imagináveis: “Quem de vós me convence de pecado ?” Ele tem autoridade para lhe justificar diante da lei e diante do Pai, venha para a graça chamada Jesus e ele o aliviará de todos os seus problemas. Está com Jesus é a certeza que estamos em Rocha firme e nada pode lhe tirar dela, seja qual for a tempestade ou inimigo, “Ninguém nos arrebatará das mãos dEle” Com Jesus a frente a peleja já é ganha, porque nEle somos mais que vencedores. Confie em Jesus e ele lhe mostrará o que é lutar o bom combate. Esqueça a lei e Moisés porque perante o Pai é ele quem vai lhe condenar. Siga a Cristo de todo o coração, entendimento.
Que a graça do Senhor Jesus nos preencha cada vez mais para todo o sempre. Amem.

Por: Igor Luis

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Lutando com Deus | LcD