O cego de Jericó.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 0 comentários


O cego de Jericó.

Vamos ler a passagem em Lucas 19:36-43, que diz: “E aconteceu que, chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Então, clamou, dizendo: Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim. Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e chegando ele, perguntou-lhe, dizendo: Que queres que te faça ? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

Esta passagem ensina muitas coisas, afim de nos despertar para o teor espiritual que nela há. Dessa passagem podemos extrair diversos pontos, mas vamos focar em apenas 2 : Jesus ia passando, e o outro, Que queres que te faça?.

Trazendo para o espiritual, quando se fala de cego, são todos aqueles que não tem a Jesus, porque não conseguem discernir que Ele é o único caminho. Sendo assim todos que não O tem, sofre de cegueira.
Mas está escrito sobre isto também, que o príncipe deste mundo (O inimigo) cegou o entendimento dos homens. Mas este cego da passagem ficou sabendo que Jesus ia passando, sem se importar com nada, começou a clamar, gritar em alta voz, até que Jesus o escutasse, até que de fato Jesus o ouviu (Gritando ou não Jesus o ouviria, mesmo que ele apenas pensasse em seu coração Jesus o saberia, mas o manifestar de forma direta ou não estava a cargo do Mestre). Existem certas coisas em nossas vidas meus manos(as) que só gritando mesmo, só clamando a Deus por misericórdia. Você pode até não ser cego espiritualmente e/ou fisicamente falando, porém, todos nós temos as nossas guerras, hora ou outra estamos a um passo de tropeçar, e para sair deste problema e mortificar a carne só mesmo clamando em alta voz para Aquele que pode lhe salvar disto. O cego, enxergou  mais que todos que ali estavam, ele tinha a certeza dentro de si que se Jesus o ouvisse clamar não o deixaria como ele estava. Até que Jesus o ouviu e perguntou: “Que queres que te faça?”. Agora meus irmãos, essa pergunta ecoa até os dias de hoje e cada um por si só responda, mas olhe para dentro de si mesmo e responda o correto, seja sincero na resposta. Para certas coisas é necessário clamar mesmo, sem se importar com quem está do seu lado, se vão lhe repreender ou não, assim como fizeram com o cego, o importante é você não perder a oportunidade que Jesus está passando e você precisa pedir algo a Ele. Que queres que Jesus lhe faça ?

Outro ponto interessante é que, quando o cego ouviu que Jesus ia passando pela multidão, ele logo saiu a clamar pedindo misericórdia. Nos nossos dias isto ainda acontece, quando você está indo para a igreja cultuar a Deus na sua congregação (ainda que não seja igreja, como no meu caso) e alguém lhe pergunta para onde vai, logo você responde que é para a igreja. Então se for uma pessoa que não tem o Cristo consigo é como o cego da passagem cego, que não conseguia enxergar e necessita que você diga que Jesus vai passar/está em algum lugar e é lá que você estará, então, convide-o, ou então faça o seu culto ali mesmo com o tal. Jesus disse assim: “Onde estiverem dois ou mais reunidos em meu nome, ali eu estarei”. Então fale de Jesus para o cego para que ele possa se curar da cegueira espiritual, ou então para que ele tenha a chance de clamar a Jesus.

Outro ponto importante é a resposta que Jesus dá ao cego, dizendo: “Vê; a tua fé te salvou”. Se você notar, perceba que essa é uma daquelas respostas que Jesus dá que parece não estar de acordo com a situação, porque o cara é cego, então para que dizer que a fé dele o salvou ? Ele nem estava correndo perigo, por mais cego que ele fosse, um grande perigo ele não corria no sentido físico da coisa toda, mas Jesus lhe disse isso. Então por que não disse assim: “ A sua fé te curou ?”, não seria mais adequado ? Neste caso, Jesus está se referindo a cegueira espiritual que o cego de Jericó tinha, e essa cegueira sim é um grande perigo. E o único que pode curar qualquer cego que existente, esse alguém é o meu Jesus. Ele pode abrir os teus olhos e lhe mostrar o perigo em qual você estava, mostrar quão grande salvação Ele te deu. Por isto meus amados, somos gratos a Jesus para todo o sempre. Quem consegue enxergar o buraco onde estava, sabe o quanto tem de agradecê-lo. E se você não é mais cego, siga o exemplo do cego de Jericó que logo depois que viu, seguiu a Jesus, glorificando a Deus.

O cego enxergou mais que todos que ali estavam, ele já foi até Jesus na condição de crente (não estou falando de religião, mas sim de quem crê) então, Jesus o atendeu, porque está escrito: “E quem vem a mim, de modo algum os lançarei fora.” João 6: 37. Não é porque eu estou falando, eu sou um João ninguém perdido em algum lugar do cosmo, mais sim porque a Boca do Senhor quem falou, e Ele vela a sua Palavra para fazer cumprir. Eu aqui estou apenas como papagaio, levando a Palavra dEle fazendo o máximo para não altera-la nem leveda-la. Amém.

Por: Igor Luis

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Lutando com Deus | LcD