Ousadia na Palavra

sábado, 5 de fevereiro de 2011 0 comentários


Ousadia na Palavra
 
Lendo algumas passagens na bíblia, percebe-se que algumas pessoas no evangelho tinham uma certa ousadia com a Palavra do evangelho. Ousadia esta que é usada pelo apostolo Paulo nas cartas que ele escreve, ou seja, é falar do evangelho sem um molde, uma forma, é falar abertamente sem precisar mascarar a real situação de cada um. Mas lembre-se que misericórdia é fundamental neste ponto. Anunciar o evangelho é você falar a real situação de quem está ouvindo e dizer que tem um caminho para ele mudar.
 
Algumas pesagens chamam a atenção no que diz respeito ao modus operandi ou a abordagem que se deve ter em determinadas situações. Vou comentar 2 passagens das quais eu li e me agradou muito em ouvir, onde mostra o evangelho de uma forma totalmente livre para quem o está anunciando.
A primeira passagem se encontra em Lucas 16: 9 que diz: “E vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça”. Lembrem-se que a leitura total do capitulo é importante para o entendimento mais  amplo das do que será abordado.
E a outra encontra-se em Mateus 13: 45 que diz: “o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas”. É uma comparação que realmente chama a atenção, vejamos.
 
A comparação do evangelho com o mercador de pedras preciosas é devido ao que esse tal mercador tem consigo, ou seja, algo muito raro e bom. Semelhantemente, quem leva as palavras do evangelho da paz, tem consigo a vida eterna. Ele anuncia a Cristo Jesus e o evangelho na escritura é comparado à pérola, então até mesmo a nível de comparação Jesus não comparou com uma coisa qualquer, e sim, algo que tem muito valor. Mais não é somente isto, se formos parar para analisar o que o mercador de pedras preciosas tem de ter (além das pedras) para vender as suas pedras, teremos: um bom papo, saber o que falar, no momento em que precisar, até mesmo fazer trambicagem a lá Jacó para alcançar a alma, porque um Jacó era atrapalhado da vida, enrolado.
 
Mais trambicar em que sentido ? É aí que entra o outro versículo que me chamou a atenção, que diz: “Granjeai amigos com as riquezas da injustiça. Em outras palavras está quase dizendo assim, que para alcançar uma alma para Jesus vale quase tudo, menos perder a sua, até mesmo pecar, para quem tem ouvidos, e Oséias quem o diga. Parece maluquice falar isso, correto ? Mas se quem é de Deus não peca, vale tomar um copo de cerveja para alcançar uma alma presa nas bebidas ? Vale falar palavras de baixo escalão ? usar gírias ? Muitos é claro diriam que não, mais vem cá será que não mesmo ? Eu diria que sim e de uma maneira bem simples.
 Vou citar exemplos para um melhor entendimento: Fazer sexo é errado ? lógico que não, não tem problema nenhum no sexo, quem tem sua esposa e a respeita, tudo nos conformes, não tem problema nenhum no sexo. O problema está na forma com que o fazem e não preciso detalhar tais praticas surtadas. É errado beber ? Mas Paulo, escrevendo para Timóteo, fala da necessidade de bebida forte para cuidar de uma enfermidade no estomago do mesmo. O problema não é o beber ou fazer sexo (pelos exemplos) e sim a forma e a finalidade com que se faz ou bebe. Então, se é para alcançar uma alma para Cristo, se for necessário virar um copo de cerveja para fazer com que o futuro irmão vá a igreja, com este ato “errado” vamos deixar de beber e perder a alma ? De modo nenhum, Deus sabe bem o seu propósito com aquele seu gesto, você está livre para falar de Jesus conforme a situação pedir. Tem  gente que necessita ouvir palavras brandas, mas tem outras que tem de ser no estilo do João Batista. Precisamos mesmo é falar do amor incondicional de Jesus para com todos os homens. Não vamos usar isso como desculpa para sair fazendo coisas erradas como Paulo adverte em Romanos, lembre-se que Deus é Onipresente (Está em todo o lugar) e Onisciente (Sabe de todas as cosias), Ele sabe exatamente qual a sua intenção com aquele ato. Temos alguns testemunhos que foi onde tiramos a base para os exemplos que foram dados. Caso alguém tenha algo parecido, poste seu comentário ou então nos deixe uma mensagem que colocaremos na sessão de 'testemunhos' aqui do BLOG, é para edificação de todos. Que Cristo Jesus seja com cada um de vós. Amém.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Lutando com Deus | LcD