O vaso chamado Jó

domingo, 20 de fevereiro de 2011 1 comentários


O vaso chamado Jó

Vamos ler o versículo: “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” II Cor. 4: 7
Todos já conhecem o livro de Jó, correto ? Mais será que todos se preocuparam com os detalhes da sua narrativa para poder entender de fato o que aconteceu com Jó ? O porquê dele ser entregue na mão de Satanás? Quem fez isto com ele? Vamos descrever um pouco deste testemunho desse vaso que nos ensina muito nos dias de hoje.

Jó era um homem muito rico, tinha muitos filhos, homem “sincero, reto e temente a Deus” e, como se não bastasse, ainda “se desviava do mal” e amava o Deus vivo mais do que tudo. Então porque Deus fez tudo isto com ele? Seria absurdo falar que isso era cuidado de Deus para com ele ? Ao meu ver, com certeza, mas por que? Quando você aceita ser amigo do Deus vivo, entrega sua vida nas mãos dEle. Em certos momentos, isto pode nos pôr em uma situação nada agradável aos nossos olhos (um exemplo bom disso no novo testamento era o Paulo que dantes era Saulo). Quando parece ser bom aos olhos do Senhor, nem sempre pode parece ser bom aos nossos olhos, porque os pensamentos dEle não são os nossos, como está escrito. Os que estavam próximos a Deus, ao longo da história, foram “atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desemparados; abatidos, mas não destruídosII Cor. 4: 8-9. Leia Aos Hebreus 11: 35-39.

A vida de Jó nos ensina muito, serve de testemunho para que possamos pensar em Deus como único Senhor das nossas vidas, porque mesmo acontecendo o que aconteceu com Jó, ele atribuiu a Deus o motivo disso tudo acontecer: “Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal ? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios”. Então olha direitinho aí o que as igrejas evangélicas andam pregando, eles dizem que quando você não dá o dizimo, Satanás te pega no caminho, quando adoece está com a fé fraca, quando algo não dá certo é porque não orou o suficiente e etc. Meus manos, vamos ler a Bíblia, porque nela está repleta de pessoas que padeceram pelo amor do evangelho da paz, para que a mensagem chegue até aos nossos ouvidos nos dias de hoje.

Mas, no capítulo 3, Jó não entende porque destas coisas todas terem acontecido e começa a amaldiçoar o dia do seu nascimento. Na cabeça dele, acredito eu, ele achava que tinha feito algo de ruim durante sua caminhada, que Deus tinha lhe abandonado. Mas, mesmo assim, ele continuava fiel a Deus (Porque apesar de ser um homem muito rico, Jó já tinha a consciência que a maior riqueza dele era o Altíssimo e Esse de modo algum ele poderia perder) mesmo estando no escuro da sua consciência, sem entender o que de fato estava acontecendo. E este exemplo nos ensina muito meus irmãos, porque não importa qual seja o seu problema, tentação ou pecado, continue na Rocha Eterna porque Ele é a única solução. Quando a hora do Cristo chega, não existe ninguém, absolutamente ninguém em sua vida que possa lhe ajudar a não ser o Cristo. Não abandone este Barco porque o mar é voraz. Não saia do caminho, outro igual a este não existe e em verdade não pode existir. Caído ou de pé, é filho de Deus. A prova virá e esteja firme para que possa passar por ela assim como Jó: “ Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.” Jó 1: 20

Falar do vaso chamado Jó é bom, edifica, e nos ensina. Mas O vaso chamado Jó tinha um Tesouro guardado dentro dele, que era muito mais precioso que o vaso em si. E para este tesouro aparecer, foi necessário quebrar o vaso todinho até não restar mais nada, e aí aquele tesouro que estava ali guardado não pôde mais ficar escondido e pudemos ver que o que de fato brilhava não era o vaso, mas sim o Tesouro que estava guardado dentro dele. O vaso serve para dar testemunho, mas o importante é o tesouro que habita dentro dos vasos. Existem muitos vasos, de diferentes formas, tamanhos, espessuras, larguras, profundidades, belezas, vasos chiques, vasos simples, só que o tesouro que habita em cada um desses vasos é único, este não muda. É o mesmo para todo o sempre. As vezes é necessário deixar que quebrem o vaso para que nosso tesouro apareça, que o cheiro de Cristo exale no ar e aí sim seremos uma epístola aberta para quem quiser ler.

Manos(as), os vasos de Deus somos nós e o tesouro que habita em nós é Jesus Cristo. Não olhe para Jó afim de se basear nele só porque ele passou por tudo isso. Alguém chamado Cristo Jesus passou por algo muito pior que ele, foi como ovelha muda ao matadouro. Nós podemos ser um vaso tão bonito quanto Jó foi um dia, basta está firmado na mesma Rocha que Jó estava. A glória do Senhor Jesus ninguém tira, nada para Jó e tudo para o nosso Bom Mestre Jesus Cristo. Que a paz dEle esteja em nossos corações até a consumação dos tempos. Amém.

Por: Igor Luis

1 comentários:

  • Renata disse...

    Breve comentário

    A Leitura do livro de Jó nos faz refletir, de como podemos individualmente andar na nossa integridade e temor ao soberano Pai. Diante de todas as calamidades ocorridas, Jó mostrou como se saiu bem no teste, seu belo exemplo talvez nos mova a agir de modo similar e sermos exemplo, referência para com nossos irmãos, e o mais importante: Agradar a Deus.
    Seu exemplo serve de modelo nos dias atuais, porque talvez não soframos exatamente como Jó sofreu. No entanto, devemos tentar manter nossa condição de integridade, retidão e nosso apoio (nas boas novas) ao Deus todo poderoso, pois temos de ser fiéis a Deus tanto em situações com grande dimensão, assim também em pequena. Sei que às vezes nos tomamos de emoções momentâneas e, por isso escrever de tal modo a fazer com quem leia, sinta realmente à palavra e aos poucos tente fazer uma mudança positiva em sua vida, mas em contrapartida quem escreve também é alvo de mudanças e aprendizados.
    Portanto, pouco sei e só sei que neste momento me sinto uma pequena semente, que precisa ser regada para crescer forte, saudável e que dê bons frutos. Sinto-me cada vez melhor ter a oportunidade de sanar minhas dúvidas com pessoas boas, que surgiram em minha vida. E digo-lhes, se este bem tão grande está acontecendo comigo, com certeza poderá ocorrer com você que provavelmente esteja lendo. Conhecer o Senhor é algo maravilhoso e só nos traz enormes benefícios. “Tudo posso naquele que me fortalece”
    Amém.

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Lutando com Deus | LcD