Alegoria de Abraão e Ló

domingo, 20 de maio de 2012 0 comentários



Alegoria de Abraão e Ló

Abraão e Ló são duas pessoas que andaram com o Senhor quando nem existia a nação Israel ainda. E Como Abraão e Ló seriam uma alegoria para a nossa vida cristã? O que tem haver essas duas figuras que ilustram as páginas do Velho Testamento ?

Quando Deus fez o chamado ao ainda então Abrão, ele morava em Ur dos Caldeus, e o Senhor havia-lhe prometido dar muitos filhos, mas ele teria de sair da sua parentela, sair da terra e dos cuidados dos pais, para poder virar peregrino numa terra distante que seria dada a esses supostos filhos que haveria de nascer. Sabendo que sua idade era avançada e sua mulher Sarai Idosa e estéril; mas mesmo assim Abraão creu a Deus. Não quis questionar nada, não teve Bíblia, nem Evangelho, nem irmãos, nem igreja, nem jejum, nem oração, nem vigília, nem qualquer outro artificio que costumamos usar como desculpa para poder achegarmos a Deus. Ele creu, porque, mesmo a terra sendo maldita por causa do homem, a mesma anuncia ainda a glória de Deus; e foi justamente a Glória do Senhor na natureza que Abraão pôde conhecer. Começou ali Abraão a trilhar seu caminho hebreu e saiu como o vento, sem destino fixo. Saiu da sua terra e do cuidado dos seus pais, pegou tudo quanto tinha, sua esposa e seu primo Ló, e foi para o lugar onde O Senhor tinha lhe falado.

Veja se é ou não uma loucura sem igual? Ele não tinha motivo algum para ir onde O Senhor lhe mandou, mas mesmo assim ele marchou, e isso lhe foi imputado como justiça. É por isso que ele é considerado o pai da fé, porque ele não teve prova alguma, muito menos viu alguma aparição teofânica, ele simplesmente teve a certeza dentro de si de que tudo quanto O Senhor estava falando iria mesmo acontecer. Porque a Fé é o firme fundamento das coisas que não se veem e a convicção/certeza das coisas que se esperam. Humanamente falando é impossível ter fé por si mesmo, pois a fé vem do ouvir e ouvir a Palavra de Deus, seja com verbo, visão, acontecimentos, descobertas... O Senhor se manifesta de muitas maneiras, nós é que infelizmente não estamos atentos para ver.

Em contra partida, Ló, que separou-se do seu primo Abraão, quando estava subindo do Egito, após O Senhor ter castigado essa terra por causa de Sara (que ainda era Sarai), e ter saído para o lugar que ele tinha escolhido; os termos de Sodoma, porque era lugar formoso a vista. A Palavra diz que era formoso como o Jardim do Senhor, e chegando lá, habitou e se alojou na presença do Senhor, e viera a ser o único justo achado em Sodoma. Ele foi salvo pelos anjos da destruição daqueles lugares; mais antes disso tudo acontecer, ainda tem uma pequena história aí: Ló recebeu os Anjos, e logo discerniu quem eram e o que vieram fazer; creu tanto que ofereceu as suas duas filhas para aquele bando de homens que atentavam contra os Anjos. E veja que os que estavam ali eram a cidade inteira, de todos os bairros; imagine o estrago? Mas a cegueira e doença deles era tamanha que eles queriam mesmo eram conhecer os varões que estava na casa de Ló; e quando percebem que Ló não iria colaborar com o desejo desenfreado deles, eles intentaram pegar Ló para matar, e os anjos interviram, e os cegaram; e os anjos disseram a Ló: Toma todos que estão aqui em sua casa, e vai embora; porque vamos destruir tudo! Mas os genros de Ló não creram; (profeta não tem honra em casa). E já estava amanhecendo, e  nada de Ló sair; e os anjos pedindo a Ló para se apressar; e nada de Ló sair. Chegou a hora que os Anjos colocaram todos eles para fora da cidade, e ainda Ló quis barganhar com aqueles homens a respeito de para onde iria. Mas os anjos disseram que não poderia destruir aquele lugar enquanto ele estivesse ali; (falaremos mais sobre os anjos, e o porquê deles não destruírem sem antes Ló sair de lá). Então Ló ainda teve a “cara de pau” de dizer: “Assim não Senhor!” (Não é como você quer não, é como eu quero, devia está muito surtado esse Ló, não?). Só que os Anjos o direcionam não para o lugar que Ló queria, mas sim, para o lugar onde ele deveria ir.

Agora, o que isso tem haver conosco? Irmãos! Tem hora que Deus nos dá a ordem do que devemos fazer, só que nós nos acomodamos e tardamos a fazer o que o Senhor deseja; e ficamos procurando desculpa em nós mesmos para não fazer aquilo que tem de ser feito. Nosso chamado é para ir, para onde não sabemos e falar com quem não conhecemos, nós vamos ao encontro das almas, dos necessitados do Pão da vida. Jesus sempre foi até as pessoas, até mesmo quando ia aos templos, Ele sempre ia até as almas, por causa da dinâmica do seu caminho hebreu, andante, caminhante na Vida. Nada de acomodar dentro das estruturas de pedra, a sua estrutura Rochosa é para a Vida. Quer ser religioso? “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Tiago 1:26-27. E sim, ponha a mão na obra e trabalhe arduamente em prol do Reino dos Céus, isto também pode acontecer num templo. Ló é aquele sujeito que quer fazer conforme a sua vontade, tarda em fazer, questiona a ordenança para  depois fazer. Não é a vontade de Deus? Então faça como Abraão, e vá sem pensar duas vezes; largue pai, mãe, namorada, emprego, amigos, conforto, porque o seu galardão não está em nada disso; assim com a recompensa de Abraão, o seu Grandessíssimo Galardão é O Senhor Deus, a Quem seja toda a Glória, toda a Honra para todo o sempre, Amém. Não lute contra a vontade do Senhor, lute a favor do Senhor, seja o verdadeiro Israel de Deus.

nEle que é o Caminho Eterno.                        

Por: Igor Luis
Revisão: Vana Lima

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Lutando com Deus | LcD