Jaboque, Emaús e Damasco

domingo, 20 de maio de 2012 0 comentários




Jaboque, Emaús e Damasco
 
O Vau de Jaboque, O Caminho de Emaús e Caminho de Damasco - O que têm estes caminhos em comum? Antes de poder responder isso com poucas palavras, debruçaremos um pouco nesse quesito e teremos um encontro com a Palavra de Deus, para Ele nos dar conhecimento segundo o que  lhe apraz.
 
Leiamos as passagens: Gênesis 32:22-32, Atos 9 e Lucas 24:13-35, para O Senhor nos proporcionar essa multiplicação de pães em nosso interior. Lá em Gênesis conhecemos a Jacó, um sujeito que é ambíguo com as coisas da vida, anda passando a perna nas coisas dos outros para poder conseguir conquistar aquilo que ele quer; à base da sagacidade conquistou a primogenitura do seu irmão mais velho, Esaú. Usurpando o direito do irmão mais velho de receber a benção da primogenitura, que faz alusão perfeita de nós gentios. Porque não tínhamos por direito receber O Evangelho de Cristo Jesus; mas assim como Esaú não deu valor, Israel fez o mesmo, e nós “Jacó” usurpamos deles este direito. Visto que, eles rejeitaram o Pão da vida e a nós as migalhas que caem desta mesa nos traz a Vida Eterna. Nascendo assim uma nova criatura de nome “Israel Espiritual de Deus” que é concedido à aqueles que lutam com Deus, não segundo a carne (Filhos de Abraão), mas segundo o Espirito (Filhos da promessa feita a Abraão).
 
E quando Jacó ia passando pelo Vau de Jaboque, veio ao encontro dele o  Anjo do Senhor, o qual luta com ele até o raiar da alva, o que significa que Jacó ia resistindo ás vontades de Deus, até que no momento mais crítico da noite, sozinho, ele resiste até que a alva nasça. Não somente no céu, mas também no seu interior. Ele pôde entender que ali foi seu encontro face a face com Deus, e colocou o nome daquele lugar Peniel, porque ali ele de fato conheceu ao Senhor cara a cara. Logo Peniel é um lugar dentro de nós que conhecemos quando encontramos a verdade, que é A Alva Jesus Cristo, que resplandece nas trevas do nosso coração.
 
Quando os dois discípulos iam rumo a Emaús, tristes da vida, porque a promessa que Jesus Cristo tivera feito a todos eles ainda não tinha se cumprido. E o fogo da esperança ia se apagando nos seus corações e eis que vem ao encontro deles um Sujeito aparentemente desenformado, que aparentemente não estava sabendo das coisas que se passaram na terra de Israel. E eles deixam Esse Sujeito a pá de tudo que está acontecendo, então Este mesmo Sujeito lhes mostra através da Escritura Sagrada, desde de Moisés até os profetas (Moisés escreveu os primeiros livros da Bíblia e O Velho Testamento termina no Livros dos Profetas). Ou seja, Ele mostrou em toda completude da Escritura que importava que O Cristo, de fato, padecesse para salvar nos salvar. Imagine que pregação e estudo bíblico não foi esse? Então, eles forçaram a Aquele Sujeito, até então desconhecido, pelos dois a ficar com eles naquela cidade; mais O Sujeito parecia que ia mais longe; (Mostrando que se eles fossem além de Emaús, Ele estaria disposto a ir atrás de cada um deles e fazer o resgate). E Ele ficou, e comeu pão com eles e no partir do Pão eles puderam ver de fato que, quem estava ali era Mestre. Estava com eles, e aquilo lhes foi revelado; naquele momento e eles puderam entender o porquê que, quando Aquele Sujeito falava, o coração deles ardia e esquentava como se junto ao fogo estivesse. Palavras avivando ali os carvões quase que apagados, cumprindo-se assim Jó 40:21. Mostrando que tem lugar para aqueles que estão ficando desanimados com a Palavra, pelos acontecimentos ruins deste lugar: muita apostasia aparecendo, profetas malucos que profetizam segundo a sua carne, línguas extraídas da imaginação humana, e parecendo apesar de isso tudo acontecendo, Jesus não vai voltar, a esperança de alguns se apagando. Parecendo assim aqueles dois discípulos que iam se afastando de Jerusalém e consigo também a esperança a medida que se afastavam de Jesurum.
 
Assim como Saulo também ia a caminho de Damasco respirando ameaças e morte contra os discípulos de Jesus, ele resfolegava feito uma besta fera quando caça as suas vitimas. Se tinha alguém humanamente falando quase impossível de se converter esse alguém atendia pelo nome de Saulo. Mas bastou Cristo aparecer a Ele, não só visivelmente, mas dentro do seu ser totalmente obscuro pela Lei de Moisés, cumprindo-se assim o Gênesis quando Deus disse: “Haja Luz”. E houve luz no interior de Saulo, daí ele é transformado em Paulo, e passa de perseguidor a perseguido. Ele compara esse encontro como uma represa que não está se segurando com a força da água, e rompe pela sua brutal força. Assim foi o ser de Paulo, explodiu em graça, completamente violado pela Graça de Deus, e não tinha mais como negar essa Verdade Absoluta chamada Jesus Cristo nosso Salvador.
 
Voltando a pergunta do começo: O que esses caminhos têm em comum? Eles mostram diversos tipos de conversão a Deus, e a suas mais variadas formas, expondo que todos têm lugar no Reino de Deus, se arrepender-se de seus feitos, verdadeiramente. Seja aquele que nunca ouviu falar de Deus, que é trambiqueiro, ladrão, enrolado, vigarista, mentiroso, falsificador, injusto, pecador, errado, esses veem em Jacó a esperança de serem remidos e lavados com o precioso sangue do Cordeiro de Deus. E quando A Alva subir em seus corações todos se tornam Israel. Bem como aqueles que são perseguidores de Deus, seja ateu, filosofo, professor, incrédulo, historiador, que estão em seitas, bruxos, querendo provar por a+b uma equação da verdade. Porém, quando encontram com a Luz deste mundo toda essa certeza cai por terra, é quando tudo se transforma em esterco diante da maravilha que lhe está sendo revelada. Também para aquele que já conhecem Deus, mais que por algum motivo se sente desanimado, triste com o cenário perverso que está montado a sua frente. Aquele que cometeu um pecado e se sente indigno da graça, aqueles que não têm mais ânimo para lutar contra si mesmo, esses encontram força como alusão nos dois discípulos a caminho de Emaús, e entenderão quando esses caminhos se cumprirem em sua vida.
 
Jesus Cristo disse: “As minhas ovelhas ouve a minha voz, eu conheço-as e elas me seguem”, e disse mais: “Da minha mão ninguém as arrebata!” Tenha certeza meu Irmão, Jesus não irá lhe perder por nada; o jeito será dado da forma que Ele bem quiser; nem que seja para usar o anzol no seu nariz para lhe fisgar, e te salvar de você mesmo, você viverá! Voltará se esperneando, brigando, lutando ao encontro com O Senhor dos Exércitos, e logo entenderá que Ele realmente veio para nós, errados e pecadores, e para mim que sou o pior deles, como disse Paulo. Ora, que a Luz e a Graça de Deus penetrem fundo nos vossos corações para todo o sempre. Amém.                      
 
Por: Igor Luis

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Lutando com Deus | LcD