A caminho de Emaús

sábado, 19 de novembro de 2011 0 comentários



A caminho de Emaús

Jesus nos seus três anos e meio de ministério intenso agregou muitos discípulos e dois dos seus muitos discípulos que Jesus tinha estavam saindo de Jerusalém rumo a cidade de Emaús; e no caminho eles iam falando a respeito do que tinha sucedido em Jerusalém, com a morte de Jesus pelos principais Sacerdotes, fariseus, saduceus que eram grupos religiosos da época.

E a medida que eles andavam e se afastavam de Jerusalém, o teor do assunto foi ficando cada vez mais com um tom de incredulidade da parte de ambos, porque iam dizendo que Jesus tinha morrido e a esperança de resgatar o povo, livrar Israel dos Romanos tinha sucumbido perante o aparente poderio dos religiosos da época.

 Logo eles não estavam crendo no que fora dito por Jesus anteriormente, e estavam negando tudo quanto Jesus tinha ensinado sobre aquele assunto, porque foi o próprio Jesus que falou para o pessoal não se afastar de Jerusalém. Que nos é a figura representativa do Céu, e claro dEle Mesmo. Tudo isto num ponto de vista espiritual, só que o que eles não estavam percebendo com a conversa é que, a medida que eles se afastavam de Jerusalém, a conversa deles em relação a esperança que tinham em Jesus também ia se apagando, e por consequência não estavam mais crendo na ressurreição de Jesus, eles iam vivendo isso de forma espiritual que estava implicando com a situação de ambos fisicamente se afastando de Jerusalém; até que Jesus se encontra com eles a caminho.

E Ele começa a falar a respeito que importava que O Cristo padecesse para entrar na sua Glória, e citou desde Moisés até os Profetas, ou seja: de Gênesis até Malaquias (Moisés representando os primeiros livros da Bíblia, e os profetas porque é com eles que é encerrado o Velho Testamento) todas as passagens que diziam que importava, de Fato, que isso acontecesse; só que até aquele momento eles não tinham percebido que era o próprio Jesus.

Porque não temos luz em nós mesmos e se começamos a nos afastar de Jerusalém as coisas vão ficando escuras a ponto de não saber mais discernir quem é Jesus nessa história. Até que Ele começa a falar e eles sentem seus corações se aquecendo [Como no livro de Jó relata], porque Deus não apaga o morrão que fumega, já que aquela brasa ali ia se apagando da mesma forma que se afastavam do Fogo. E chegando num devido lugar, Jesus fez como quem ia mais longe na caminhada como relata na passagem, que era somente para mostrar a eles que por mais longe que eles fossem espiritualmente (longe do Senhor), Jesus iria onde eles estivessem, Ele iria para além de Emaús para trazer seja lá quem for; até que eles constrangeram a Jesus para ficar.

E Ele fica até que no partir do pão eles conhecem que aquele era o Mestre; e a cegueira dos seu interior foi imediatamente deixada, a medida que o carvão ia se aquecendo, e puderam enxergar que de fato era Jesus que ali estava; puderam compreender que não eram vãs as palavras do Fiel. O carvão acendeu, as escamas caíram, a incredulidade foi embora, e a partir dali, começaram a voltar para Jerusalém, crendo e com grande alegre, dizendo que O Mestre, de fato, havia ressuscitado, e sendo assim foram ressuscitados também na esperança, como também ressuscitando na fé, para a vida.

Faça o possível para não trilharmos a caminho de Emaús; porque esse é um caminho de desesperança eterna, e cada vez mais longe que tu for do Filho do Homem mais escuro ficará, pelo simples motivo dEle ser a luz do mundo, só que saiba que Ele irá até os confins da terra para lhe buscar, se colocará como pior para te resgatar, ou não foi assim com o Calvário? Agora saiba, que se afastar da luz não é ruim para a mesma, será infinitamente pior para você, que ao obscurecer seu ser com a falta de esperança da vida, se enegrecerá e este caminho é de morte.

Por: Igor Luis.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Lutando com Deus | LcD