Primogênita roubada

sábado, 19 de novembro de 2011 0 comentários



Primogenitura roubada

Quando Esaú e Jacó nasceram, no ventre da mãe já brigavam. Deus disse que ali eram duas nações que sairiam do berço, e que o maior serviria o menor, então todas as benções viriam para Esaú, porém para nossa sorte (gentios) o irmão dele Jacó era um camarada muito enrolado, atrapalhado, e que estava de olho em algo que não era de direito seu, que era a primogenitura de seu irmão.

Aquele que tinha direito não deu o valor devido para a promessa de Deus, e o Senhor não se agradou disso. E como seu irmão Jacó estava de olho na primogenitura, foi até seu irmão num momento que ele estava com fome e lhe deu uma comida para comer, fisicamente era um guisado, mas espiritualmente, Esaú viria a trocar a comida espiritual pela carnal, Jesus disse: “Que nem só de pão vive o homem? Mais de toda a Palavra que sai da boca de Deus”.

Pois bem assim ele pegou o alimento que enche apenas a barriga e se esbaldou e deu o verdadeiro alimento (a benção de Deus) a seu irmão Jacó que é justamente a metáfora do filho prodigo e seu irmão mais velho; dantes o filho pródigo era de fato Israel porém eles não reconheceram o Pão da vida e preferiram ficar com o guisado da lei para a sua própria condenação; e o que dantes era irmão mais novo agora se tornou o mais velho não se agradando pela salvação dos outros, dos seus irmãos mais novos que somos nós gentios.

Assim assumimos o papel do filho mais novo (Jacó), enquanto Israel agora assume o papel do filho mais velho. E assim como Jacó nós roubamos a primogenitura do Israel carnal nos tornando Israel espiritual. Se Paulo estivesse aqui ele perguntaria, seria pois Deus injusto? De modo algum a graça vem para todos mais aquele que não querem a graça de Jesus, a saber a Vida Eterna se tornam desgraçados ou seja, desprovidos do favor justo porém imerecido que Jesus fez para nós.

Se Jesus não nos salvasse Ele estaria certinho, certinho mais o que Ele fez foi exceder e muito a justiça do mundo. Tudo isso foi vivido pouco antes da nação de Deus ser formada, Jacó teria seu nome mudado para Israel (aquele que luta com Deus) e andaram com Deus no começo muito bem, guardando os mandamentos do Senhor, mais logo após que o tempo foi passando a nação foi se adoecendo com idolatria e coisas que não agradavam ao Senhor. Até que quando o Senhor veio em forma de homem não foi reconhecido pelo seu povo. Ai se cumpre o que foi dito pelo profeta Isaias que diz: “Fui achado daqueles que não me buscavam”. E todos aqueles que eram como filhos mais novos e sem direito a primogenitura, ganhou o direito porque o filho mais velho rejeitou o que era seu de direito.


Quer fazer parte desta nação excelentíssima? Porque na casa dEle há muitas moradas e estou de malas prontas para subir feito um pássaro hipersônico, conhecer Aquele Varão que deu a sua vida por mim. O resto eu já nem me importo porque passei da morte para vida, e esta breve e momentânea tribulação serve apenas para conhecer o desconhecido. Ganhamos o direito de sermos chamados Filhos de Deus, não aproveitaremos pois esta oportunidade?

Por: Igor Luis

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Lutando com Deus | LcD